O que é supressão vegetal?
Por: ETS Marques - 14 de Junho de 2024
O que é supressão vegetal? O um processo utilizado na construção civil e outros tipos de atividade que desejam fazer o uso alternativo do solo. Ainda é importante ressaltarmos que se trata de um processo regulamentado pelo novo código florestal e deve ser previamente autorizada pelos órgãos competentes e responsáveis.
Como funciona a supressão de vegetação?
Dentre os principais processos a empresa especializada segue os seguintes passos para o processo, tais como verificar:
- Se a árvore é nativa ou exótica;
- Qual a espécie da árvore;
- Qual o estado e município;
- Se a árvore está em via pública ou na empresa;
- Se ela está dentro de uma APP, Reserva Legal, Unidade de Conservação, Bioma da Mata Atlântica, faixa de domínio ou outras áreas protegidas;
- Se já foi contemplado no licenciamento ambiental a supressão.
Posteriormente, o passo seguinte será a identificação de todos os requisitos acima, a empresa deverá observar todas as normativas estaduais e municipais buscando verificar se a árvore é espécie imune de corte, ameaçada de extinção ou protegida por lei.
Depois de analisada todos os pontos e normas e não for encontrado nenhum dos requisitos acima, a empresa poderá continuar a análise: verificando a sua competência para o processo da supressão vegetal e se a mesma poderá ser realizada.
Nesse caso, a empresa especializada poderá solicitar a autorização para o órgão competente, obtendo dessa forma a autorização necessária para a supressão.
O que é supressão vegetal e importância do processo
A supressão vegetal constitui uma importante ação e processo necessário para obras civis. A implantação de um novo negócio ou infraestrutura pode resultar em diversos danos ambientais e prejudicar a biodiversidade de um lugar. Esse processo seguro e legalizado dentro das normas podem garantir o processo seguro e responsável.
Para proteger a natureza de explorações irresponsáveis, o processo de supressão vegetal é o meio ideal para conciliar o interesse da empresa, isto é, da ocupação de um novo solo com o ecológico.
Isso porque, o processo especializado tem como base o recolhimento de dados técnicos de especialistas da área ambiental para mitigar os danos que a retirada de uma parcela da vegetação nativa trata a um determinado ecossistema.
Na ETS Marques às operações de são realizadas sempre de acordo com as normas dos órgão ambientais municipais, estaduais e federal. pois um processo em que você pode contar com a qualidade do serviço e confiança nas operações necessárias para o cumprimento junto aos órgão ambientais.
Gostou desse conteúdo e deseja ter mais informações para contratar o serviço de supressão vegetal para a sua obra?