Muro de Arrimo

Muro de arrimo é uma estrutura volumétrica formada por blocos destinadas a estabilizar encostas junto as edificações nas áreas urbanas, pontes, estradas ou ruas. A construção de um muro de arrimo representa sempre um elevado ônus no orçamento total de uma obra devido ao altos gastos com materiais como concreto e aço. Podem ser constituídos de paredes vertical ou quase vertical, sendo apoiados numa fundação rasa ou profunda.

Os muros podem ser classificados como:

  • Muros de gravidade ou muros de peso.
  • Muros de concreto armado.
  • Muros de concreto protendido.

Muros de gravidade ou muros de peso

Muros de arrimo por gravidade são estruturas que combatem os empuxos horizontais pelo próprio peso. O peso próprio e combinado com parte de terras suportadas contribuem para a estabilidade do talude. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5 metros. Os muros de gravidade podem ser construídos com pedra, concreto ciclópico (simples ou armado), gabiões ou ainda, pneus usados. Os muros de arrimo por gravidade podem ter perfis retangulares, trapezoidais ou escalonados.

Detalhe de um muro de arrimo por gravidade construído com concreto ciclópico.
Muros de concreto armado

Os muros de arrimo de concreto armado diferem dos muros de gravidade por se poderem contabilizar esforços resistentes de flexão. É necessário calcular a armadura da sapata e do muro e ter cuidado na realização da ligação entre os dois.

Os muros de arrimo de concreto armado podem ter perfis em L (para alturas até 2 metros), clássicos ou especiais (para alturas entre 2 e 4 metros) e podem ser atirantados.

Fases do projeto de um muro de arrimo

O projeto de um muro de arrimo obedece basicamente duas fases distintas

  1. Escolha das dimensões do muro: O projetista lança mão de sua experiencia ou através de fórmulas empíricas. Os muros podem ter perfis retangulares, trapezoidais, escalonados
  2. Verificação da estabilidade aos esforços atuantes: Determinadas as forcas atuantes na estrutura como o peso próprio do elemento, empuxo das terras, cargas eventuais aplicadas no topo do muro e reações do solo podemos ter a ideia da estabilidade.


Condições para a estabilidade

Para a verificação da estabilidade de um talude algumas condições devem ser atendidas como segurança contra o tombamento, contra o escorregamento, contra ruptura e deformação excessiva do terreno de fundação e a contra ruptura do conjunto talude.

Gostaria de solicitar um orçamento para Muro de Arrimo?

Solicite agora mesmo o seu orçamento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por força dos esforços para o enfrentamento do novo coronavírus e em consonância com as recomendações das autoridades do Estado, a ETS Marques comunica que a partir do dia 20/03/2020 todos os atendimentos serão feitos via Celular Whatsapp de SegundaSexta de 07:30 ás 17:30. Deixamos o nosso muito obrigado aos profissionais de saúde.

#TODOSCONTRAOCORONAVIRUS

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem!?
Podemos ajuda-lo em algo?
Powered by